Em um mundo imaginário, a escala menor poderia ser gerada pelo princípio da quarta justa. Colocando em sequência uma série de acordes formados por uma quarta justa teríamos:
Sol Dó
Dó Fá
Fá Sib
Sib Mib
Mib Láb
Láb Réb
Réb Solb
Solb Dób
Dób Fáb
Fáb Sibb
Sibb Mibb
Mibb Lább
Como a nota que marca o fim da escala (com o devido choque com a nota inicial) é Lább, os graus diatônicos acabam em:
Dó Mib Fá Sol Láb Sib
A escala cromática é:
Dó Réb Mibb Mib Fáb Fá Solb Sol Láb Sibb Sib Dób
Transportando para Lá:
Lá Dó Ré Mi Fá Sol
Lá Sib Dób Dó Réb Ré Mib Mi Fá Solb Sol Láb
O estranho é que a escala menor diatônica perderia uma nota e teria seis notas, somente:
Lá - Grau I - Início da escala.
Dó - Grau II - Seguro da escala.
Ré-Grau III - Parada da escala
Mi - Grau IV - Terrível da escala.
Fá - Grau III - Média da escala.
Sol-Grau V - Virada da escala.
Esse é o dilema da escala menor!
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