Um dos problemas do modo eólio é que o acorde de Lá menor, Lá Dó Mi, tem a tônica Dó como nota intermediária do acorde, então imaginei que poderíamos modificar o acorde no modo eólio para Lá Dó Ré Fá, assim teríamo o acorde de terça e quarta como característico do modo eólio. O modo eólio ficaria com essa harmonização, diferente do modo jônio tradicional:
Fá Sol Lá Si Dó Ré Mi
Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó
Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si
Lá Si Dó Ré Mi Fá Sol
I II III IV V VI VII
O acorde do grau VI seria o acorde da relativa, mais fácil de encaixar com o do grau I. O acorde do grau VII poderia ser o acorde da sensível, mais difícil de encaixar com o do grau I, o acorde do grau IV seria a subdominante, pois é mais fácil de encaixar com o grau VI. O do grau V seria a dominante, mais fácil de encaixar com a sensível. O acorde do grau II poderia ser a sob mediante, mais difícil de encaixar com a relativa. O acorde do grau III seria o acorde da mediante, mais difícil de encaixar com a sensível.
O acorde do grau I poderia ser um acorde final, não mais a tônica; que finalizaria o movimento, e não a seção em modo eólio.
A cadência perfeita seria
Dó Fá
Lá Ré
Sol Dó
Mi Lá
V I
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