Agora vamos lidar com a escala cromática. A escala diatônica maior é gerada através da sequência de acordes que param quando uma nota: Fá# fica muito próxima de uma nota do primeiro acorde: Fá Lá Dó. Então, nós temos Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si para a escala diatônica. Mas, o que aconteceria se tivéssemos somente dois acordes gerando uma escala. Nesse caso, nós teríamos a chamada tonalidade restrita. Ficando com os dois primeiros: Fá maior e Dó Maior, nós teríamos a seguinte escala: Dó Mi Fá Sol Lá, com apenas cinco notas. Uma nova escala pentatônica! A escala restrita seria formada pelos intervalos: Terça Maior, Segunda Menor, Segunda Maior, Segunda Maior, Terça Menor. Uma restrição, que considero mais apropriada que a escala pentatônica usual: Dó Ré Mi Sol Lá, pois essa escala é baseada em uma sequência de quintas: Dó Sol Ré Lá Mi, e não no acorde perfeito! Portanto, o acorde sugerido pela escala seria o acorde formado por uma quinta justa, Dó Sol. O que soa muito feio para o meu ouvido. A terça colocada entre a quinta justa, torna a sonoridade do acorde muito melhor.
Então, nós ficamos com a seguinte escala pentatónica:
Dó Mi Fá Sol Lá
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