terça-feira, 12 de novembro de 2013

Politonalidade Restrita

A politonalidade pode ser gerada fundido os acordes das fundamentais da escala, e depois verificando a modificação na estrutura.

Usando os acordes Fá maior e Dó maior, nós obtemos Dó Mi Fá Sol Lá. O acorde da fundamental é gerado pelos graus I II IV (Dó Mi Sol). Usando a mesma lógica para os outros acordes, obtemos a escala com os acordes:

Dó Mi Sol
Mi Fá Lá
Fá Sol Dó
Sol Lá Mi
Lá Dó Mi

Enfatizamos a variedade de acordes que aparecem na escala restrita, indicando que as músicas que utilizarem essa escala terão um colorido harmônico bem distinto do usual.


Construindo a escala restrita de Ré maior

Ré Fá# Lá
Fá# Sol Si
Sol Lá Ré
Lá Si Fá#
Si Ré Fá#

Agora vamos fundir os acordes das duas escalas dentro de uma oitava. Primeiro precisamos eleger o pior intervalo harmônico de cada acorde.

Para o acorde da fundamental: Dó Mi Sol, o intervalo mais dissonante é a terça menor Mi Sol, ela vai ser o som característico do acorde de Dó maior, e para o acorde de Ré maior, a dissonância será Fá# Lá

Então, escolhemos Dó, fundamental para o acorde. Escolhemos Mi para representar a dissonância de Dó maior, e Lá para a dissonância de Ré maior, gerando o acorde Dó Mi Lá. Note que o intervalo dissonante aparece invertido como Dó Lá. Dó Mi Lá é o primeiro acorde da politonalidade restrita

Para o segundo acorde da escala restrita de Dó maior, nós temos Mi Fá Lá, o intervalo dissonante é Mi Fá, ou Fá# Sol. Mi é a fundamental, e escolhemos Fá do primeiro acorde e Sol do segundo acorde. Mi Fá Sol é o segundo acorde da politonalidade restrita.

Para o terceiro acorde da escala restrita de Dó maior, nós temos Fá Sol Dó, o intervalo dissonante é Fá Sol, ou Sol Lá. Escolhemos Mi como fundamental, Sol e Lá. Assim, Mi Sol Lá é o terceiro acorde da politonalidade restrita.

Para o quarto acorde da escala restrita de Dó maior, nós temos Sol Lá Mi, Sol Lá é o intervalo dissonante. Escolhemos Sol como fundamental, Lá representando Dó maior restrito e Ré maior representando por Si. O quarto acorde da politonalidade restrita de Dó maior: Sol Lá Si

Para o quinto acorde da escala restrita, o intervalo dissonante é Lá Dó. O quinto acorde da politonalidade restrita maior é Lá Dó Fá#

Então, nós obtemos a politonalidade restrita de Dó maior e Ré maior:

1) Dó Mi Lá
2) Mi Fá Sol
3) Mi Sol Lá
4) Sol Lá Si
5) Lá Dó Fá#

Como Ré maior não é tão distante de Dó, a escala politonal só apresenta um acorde com uma nota cromática.

O acorde 1 é o acorde final da escala, o acorde 3 é o acorde relativo (encaixa com o acorde final). O acorde 5 é o acorde sensível, o acorde 4 é o acorde dominante (encaixa com o acorde sensível). O acorde 2 é o acorde mediante (encaixa com o acorde dominante).

Nenhum comentário:

Postar um comentário