Em um mundo imaginário, irei supor que a regra das oitavas ainda se mantém. Em outras palavras, devemos montar escalar escolhendo entre doze notas igualmente espaçadas dentro de uma oitava (razão 2/1 entre as frequências). Como uma tentativa vou tentar construir a escala maior a partir da quinta justa (razão 3/2 entre as frequências). Começando com Fá, nós temos a seguinte sequência de quintas:
Fá Dó | Dó Sol | Sol Ré | Ré Lá | Lá Mi | Mi Si | Si Fá# | Fá# Dó# | Dó# Sol#| Sol# Ré#| Ré# Lá#| Lá# Mi#|
A última nota coincide com a primeira (Mi#=Fá). Sendo assim, este é o ponto final da sequência de quintas. Devemos iniciar a escala por Dó e não por Fá, já que Fá chocou com Mi# (organizando dentro de uma oitava):
Dó Dó# Ré Ré# Mi Fá Fá# Sol Sol# Lá Lá# Si. Essa é a escala cromática de Dó Maior Ascendente, obtida através da insistência do intervalo de quinta justa (ou seja, usando um princípio). Para obter a escala natural de Dó Maior, considere que Fá possue duas notas vizinhas: Mi e Fá#. Na sequência de quintas justas, a mais distante é Fá # e a nota que antecede é Si. A regra é parar a escala até Si, resultando na escala natural de Dó Maior Ascendente:
Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si.
Já o caso da escala menor é curioso, pois o nome indica que deve ser gerada por algum intervalo relacionado à quinta justa. Vamos considerar que é a inversão da quinta justa: a quarta justa. E esse seria o motivo do nome escala menor: a oitava é dividida em duas partes a quinta justa (maior, 3,5 tons) e quarta justa (menor, 2,5 tons). Iniciando a sequência de quartas com Sol:
Sol Dó| Dó Fá| Fá Sib| Sib Mib| Mib Lá b| Láb Réb| Réb Solb| Solb Dób| Dób Fáb|Fáb Sibb|Sibb Mibb| Mibb Lább|
A primeira nota coincidiu com a úlitma, a escala acabou: Sol=Lább. Portanto, a escala cromática de Dó Menor Ascendente seria:
Dó Réb Mibb Mib Fáb Fá Sol Solb Sol Láb Sibb Sib Dób.
Impressionante o número absurdo de bemóis. Náo temos nenhum sustenido. Para mim, um resultando muito interessante. Já que o sustenido é a alteração que aumenta a nota e deve estar associado à escala menor!
Agora vem o resultado esquisito. Considere a escala natural de Dó Menor Ascendente! Para isso, observe que Sol possui dois vizinhos Solb e Láb. O mais distante na sequência de quartas justas é o Solb, e nele a escala natural deve parar:
Dó Réb Mib Fá Sol Láb Sib
Note que no lugar do tradicional Ré, temos o Réb. Surpreendente!
O próximo passo é construir o acorde perfeito de Dó Maior. Primeiro, o acorde mais que perfeito (pertencente a escala cromática)! Considere que a quinta justa pode ser dividida de maneira proporcional pela terça maior (presente na ecala cromática de Dó Maior) Quinta Justa (3,5 tons)=Terça Maior (2 tons)+Terça Menor (1,5 tons). Começando a sequência de terças maiores por Láb:
Láb Dó| Dó Mi| Mi Sol#
A primeira nota coincide com a primeira, o acorde acabou (Láb=Sol#). O acorde seria:
Dó Mi Láb, mas Láb não pertence a escala cromática e o acorde mais que perfeito seria:
Dó Mi Sol#
Em outras palavras, o acorde de quinta aumentada. O acorde perfeito seria uma adaptação à escala natural de Dó Maior:
Dó Mi Sol
Já o intervalo de quarta justa é bem dividido pela terça menor. Uma quarta justa (2,5 tons)=terça menor(1,5 tons)+segunda maior(1 tom). Começando a sequência de terças menores por Lá:
Lá Dó| Dó Mib| Mib Solb| Solb Sibb|
A primeira nota coincide com a primeira (Lá=Sibb), o acorde terminou:
Dó Mib Solb Lá,
mas o acorde mais que perfeito menor será dado por (Lá não pertence a escala ascendente menor):
Dó Mib Solb Sibb,
o acorde de sétima diminuta
A adaptação para a escala natural será o acorde perfeito menor:
Dó Mib Sol Sib,
o acorde de sétima menor!
Tenho uma pergunta:
ResponderExcluirPor que o nome "acorde mais que perfeito"? Que outros autores e livros adotam essa classificação também?
Lemos, seria uma tentativa de explicar o fato do acorde de quinta aumentada, como sendo a insistência da terça maior, e não tendo o defeito da terça menor. Mas, enfim, é uma proposta de fantasia, não correspondendo ao nome verdadeiro do acorde: acorde de quinta aumentada.
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