Agora vamos construir uma sequência de acordes, iniciando com o acorde em Sol maior, pois queremos apoio para a nota Dó:
- Escala maneirista
Primeiro, vamos considerar a dissonância provocada pela presença de um tom próximo a nota Dó. Nesse caso paramos com o acorde em cima de Dó, pois o próximo contém a nota Sib, que fica a distância de um tom de Dó. A escala maneirista fica:
- Escala tonal
Agora, vamos considerar a dissonância de meio-tom. Nesse caso, a mais próxima é Réb. E portanto, paramos no acorde em cima de Láb. A escala tonal fica:
Temos a escala menor usual, sem a nota Ré.
- Escala Cromática
Para a escala cromática, vamos evitar a enarmonia. Ficamos com a seguinte escala:
- Escala enarmônica
Para a escala enarmônica, vamos introduzir as enarmonias da escala maneirista: Rébb, Solbb, Lább. Ficamos com a escala completa:
Ainda, podemos combinar duas escalas maneiristas, superpondo as escalas (politonalidade), como combinando as escalas (homeotonalidade), ou ainda superpondo e combinando as escalas (atonalidade). Enfim, muito pode ser feito, depois da conta inicial. Por enquanto, é isso.
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