segunda-feira, 16 de março de 2015

Uma possível escala maior hexatônica

Usando a ideia de Schoenberg, em seu tratado de Harmonia, vamos usar sequências de acordes para definir escalas. Vamos usar o acorde formado por uma quinta justa, o acorde de quinta, conforme a figura (com fundamental em Dó maior):

Esse acorde era comum na música medieval, nos tempos em que a Igreja estava construindo a música europeia baseada na música clássica grega e na tradição dos salmos judaicos; conforme o livro de História da Música Ocidental do casal Massin. De fato, podemos seguir empilhando acordes, começando com o acorde com fundamental em Fá; para justificar a nota Dó, que é o início da escala. De fato, podemos imaginar a seguinte sequência de quinze acordes:

Os primeiros dois acordes introduzem as notas Dó Fá Sol, que vamos chamar de escala maneirista de Dó maior, uma escala alternativa. Note que o terceiro acorde introduz uma nota, Ré, que é muito próxima de Dó, e cria problemas para a nota do início da escala.
Podemos, então, seguir com os cincos primeiros acordes, que introduzem a escala tonal de Dó maior: Dó Ré Mi Fá Sol Lá, que é a escala hexatônica usada pelos padres medievais. De fato, excluímos o sexto acorde, por introduzir a nota Si, que fica a apenas um semitom de Dó, e representa uma dissonância para Dó.
O tempo passa, e a dissonância introduzida pela nota Si se torna banal, e devemos ampliar nossa visão para os onze primeiros acordes, que introduzem a escala cromática de Dó maior: Dó Dó# Ré Ré# Mi Fá Fá# Sol Sol# Lá Lá# Si. Paramos em Lá#, que fica a um tom de Dó, e representa uma dissonância considerável.
Agora, chegamos ao fim, com todos os quinze acordes que terminam na nota FáX, a próxima nota seria DóX, que representa uma forte dissonância para Dó. A escala desse tempo é a escala enarmônica maior: Dó Dó# Ré Ré# Mi Mi# Fá Fá# FáX Sol Sol# Lá Lá# Si Si#. Uma escala desse tipo pode ser usada para explicar a música dodecafônica da segunda escola de Viena.
As escalas seriam representadas por essas quatros figuras, partindo da mais simples até a mais avançada:


Note que a primeira escala com três notas, justifica o nome de tempo perfeito para o compasso 3/4.

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