Desde de Ligeti, a microtonalidade fique muito aceita no mundo musical. Em peças, como Lux Aeterna, Ligeti faz um uso destacada da micropolifonia, que utiliza quartos de ton. Eu gostaria de introduzir um escala alternativa, que utiliza quartos de ton. O acorde básico da escala é uma modificação do acorde maior, com a terça do acorde sendo modificado para uma terça maior mais um intervalo de um quarto de ton ascendente, por isso vamos chamar essa terça de maior maior. Vamos impor uma sequência de acordes maiores maiores, até encontrar uma enarmonia:
Fá Lá+1/4 Dó
Dó Mi+1/4 Sol
Sol Si+1/4 Ré
Ré Fá+3/4 Lá
Lá Dó+3/4 Mi
Mi Sol+3/4 Si
Si Ré+3/4 Fá#
Fá# Lá+3/4 Dó#
Dó# Mi+3/4 Sol#
Sol# Si+3/4 Ré#
Ré# Fá+3/4 Lá#
Lá# Dó+3/4 Mi#
Ordenando as notas da escala cromática
Dó Si+3/4 Dó# Dó+3/4 Ré Ré# Mi Mi+1/4 Fá Mi+3/4 Fá# Fá+3/4 Sol Sol# Sol+3/4Lá Lá+1/4 Lá# Lá+3/4 Si Si+1/4
A escala diatônica é dada pelas notas dos três primeiros acordes, pois o quarto introduz um intervalo de primeira em relação a primeira nota do primeiro acorde (Fá), onde aconteceu a enarmonia (Fá=Mi#).
Dó Ré Mi+1/4 Fá Sol Lá+1/4 Si+1/4
Em relação à escala maior, apenas aconteceu uma modificação dos graus modais (Mi, Lá, Si), que já eram modificados na passagem para a escala menor. Então, vamos chamar essa escala de escala maior maior. Em referência, ao acorde maior maior que a gerou: Dó Mi+1/4 Sol.
Uma escala interessante para a música vocal, e para cordas!
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário