Vamos construir uma escala alternativa baseada no acorde diminuto.
Vamos começar com os seguintes acordes diminutos:
Fá# Lá Dó
Dó Mib Solb
Como vemos Solb=Fá#, um choque enarmônico; indicando que devemos parar a sequência de acordes.
A escala vai ficar (sem os acordes): Dó Mib Fá# Lá. Uma escala de quatro notas, com os seguintes intervalos: Terça Menor Segunda Aumentada Terça Menor. Três intervalos e quatro notas. A combinação inusitada é provocada pela segunda aumentada, que está ausente na escala maior.
Com os acordes, nós podemos construir a escala completa:
Dó Mib Fá#
Mib Fá# Lá
Fá# Lá Dó
Lá Dó Mib
Os acordes são formados por três graus em sequência. O primeiro é um acorde de quarta aumentada, o segundo é um acorde de quarta aumentada, o terceiro é um acorde diminuto, e o quarto é um acorde diminuto. O interessante é que todos os graus encaixam fortemente com os graus vizinhos. De maneira que a harmonia favorece sequência de graus conjuntos dessa escala.
Analisando as funções melódicas.
Dó --> Grau I ---> Início
Mib ---> Grau II ---> Co-parada
Fá# ---> Grau III ---> Terrível
Lá ---> Grau IV ----> Parada
Analisando as funções harmônicas:
Dó Mib Fá# -----> Grau I ----> Final
Mib Fá# Lá --------> Grau II -----> Relativa
Fá# Lá Dó -----------> Grau III ----> Sensível
Lá Dó Mib ----------> Grau IV ------> Dominante
Uma escala de sonoridade inusitada e bem radical, baseada na sensível da escala maior!
Até mais!
Mário Henrique B. G. e Oliveira
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