Agora vamos considerar uma linha melódica, por exemplo:
Dó Ré Dó Mi Fá Ré Dó
Claramente a tônica é Dó, pois foi a nota repetida mais vezes!
Mas no caso de empate
Dó Mi Dó Mi
Nesse caso desempatamos pela nota que foi tocada mais no início: Dó
Enfim, para encontrar a tônica de uma linha melódica basta descobrir a nota que foi tocada mais vezes. Ou se houver empate, descobrir a nota que foi tocada mais no início, e que foi tocada mais vezes.
Isso é muito interessante, pois podemos construir o acorde de Dó Maior pela superposição das seguintes linhas melódicas:
Dó Ré Dó Mi Fá Ré Dó --> Dó
Fá Mi Fá Ré Mi Mi Ré --> Mi
Sol Dó Sol Sol Dó Sol Sol --> Sol
Assim podemos pensar nos dois sistemas: harmonia e contraponto, ao mesmo tempo. Primeiro escolhemos o acorde de cada compasso, e depois preenchemos as linhas melódicas pelas regras do contraponto. Note como evitamos quintas ocultas/paralelas e oitavas ocultas/paralelas. Assim, nós podemos pensar nos dois sistemas básicos da música, encadear acordes e superpor melodias!
Nenhum comentário:
Postar um comentário