sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Sinfonia Quatro de Mahler

Se a segunda sinfonia conta a morte de um herói, que já viveu aventuras inusitadas na primeira sinfonia. A quarta apresenta aventuras infantis, onde uma criança vive peripécias até atingir o céu das crianças: guloseimas, anjos folgazões, etc. Uma sinfonia de uma atmosfera mais límpida, sem as grandiosidades das três primeiras, sem sarcasmo (terceiro movimento da primeira). A orquestração apresenta uma transparência incrível. A cada naipe é confiada uma melodia interessante. As harmonias são mais relaxadas, e alegria e esperança são o tom da sinfonia.
A gravação é antiga, mas muito boa.

Gustav Mahler (1860-1911)

Sinfonia Número 4 em Sol Maior para Soprano e Orquestra
(1892,1899-1900, Rev. 1901-1910)
Palavras do "Des Knaben Wunderhorn"

1. Bedäctig. Nicht eilen - Recht gemächlich  17´16
2. In gemächlicher Bewegung  08´21
3. Ruhevoll (Poco adagio)  21´25
4. Sehr behaglich 09´53

Jo Vincent, Soprano
CONCERTGEBOUW ORCHESTRA, AMSTERDAM
Willem Mengelberg, regente
Gravação ao vivo; Amsterdã, Novembro de 1939

MP3: 52,15 MB

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TEXTO AQUI

3 comentários:

  1. Oi Mário,

    Eu sempre tive um sentimento diferenciado de todos os críticos em relação a essa sinfonia. O desenvolvimento do primeiro movimento é um contraponto perturbador a aquele início idílico, pois não era esperado. E não vejo o terceiro movimento como algo esperançoso, muito pelo contrário é de uma tristeza tão bela que me faz chorar. O melhor movimento escrito por Mahler. O quarto movimento representa o desejo pela morte para se esconder na inocência do paraíso.

    Enfim, termino a sinfonia mais pesado do que leve.

    Abraço,

    Carlos

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    Respostas
    1. Carlos, acho que a infância de Mahler foi tão perturbada; que acabou refletindo na quarta sinfonia.

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  2. Não sou tão favorável a essa tese, ele sofreu como toda criança sensível sofre. Seus dois grandes sofrimentos foram o desprezo que sua música recebia tanto do publico e de critica( lembrar que Hugo Wolf, amigo de Mahler, não suportou o fracasso e enlouqueceu) e, claro, Alma Mahler.

    Carlos

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