quinta-feira, 31 de maio de 2012
Uma nova maneira de escrever música
Pensando sobre música e sua relação com a pintura, acabei pensando uma maneira de equilibrar a escrita da partitura (e portanto a beleza da partitura) e a música. Primeiro, ressalto que as partituras ficam feias, pois os autores mudam os parâmetros o tempo inteiro: em um instante usam a duração, em outro instante usam os ataques, em outro instante os ornamentos, etc. Isso torna a leitura e a beleza da partitura sonhos distantes. Pensei em criar pequenas células que funcionaram como notas e durante toda a partitura, apenas transpor essa células para novas notas. Para garantir a beleza da partitura, basta escolher uma única altura para a célula e variar os parâmetros livremente (ornamentos, ataques, durações, dinâmicas). Já para as alturas, vou partir da escala maior harmônica: Dó Ré Mi Fá Sol Láb Si. Posso fundir a escala de Dó com outra (Ré, por exemplo) e depois fundir os acordes para gerar uma estrutura atonal (que não segue nenhum tom: seja na harmonia ou no contraponto). Estou pensando em iniciar com uma suíte de peças. Seria uma boa estreia para o meu método...
quarta-feira, 30 de maio de 2012
Sequências
Eu continuo escrevendo o texto sobre sequências. Já fiz uma rápida introdução, depois falei de alguns tipos de sequência. Agora, estou escrevendo sobre relações de recorrência. Espero terminar o material, para iniciar um pequeno texto sobre séries: introdução, tipos de séries, testes de convergência, série geométrica, série de Maclaurian, série de Taylor. Enfim, o material tradicional sobre séries. Com isso, espero ajudar o professor Viana a escrever um livro sobre análise na reta.
segunda-feira, 28 de maio de 2012
quarta-feira, 23 de maio de 2012
Estudos sobre séries
Hoje iniciei o estudo sobre séries com Viana (Professor de Matemática) e Ítalo (aluno do curso de Engenharia de Pesca). Acho fascinante com as séries permitem o cálculo dos mais diversos números. Servindo, portanto, de um meio numérico para o cálculo de uma aproximação racional de um número real. Uma visão interessante é a construção de Cantor dos números reais. Cantor divide o intervalo [0,1] em três pedaços e fica com o pedaço do meio, em seguida tira-se o pedaço do meio dos intervalos que restaram e assim por diante. O que restar de um processo infinito é o conjunto de Cantor. Isso serve de base para a construção dos números reais em base 3, pois todo número com dígito 2 na sua expansão decimal irá pertencer ao conjunto de Cantor. Dessa forma, temos irracionais no conjunto de Cantor, enquanto a construção foi baseada em um procedimento racional.
segunda-feira, 21 de maio de 2012
Eu acredito que o número de pecados capitais é 4^2=16, pois devemos considerar que 4 é o número adequado, já que representa a soma das quatro dimensões do espaço-tempo (3 espaciais e 1 temporal). Finalmente, devemos elevar ao quadrado já que o pecado acontece quando saímos de uma região do espaço-tempo para outra através de uma função (movimento) daí 4 composto com 4: 4^2.
Pecados Capitais:
- Calúnia: Criar fantasias maliciosas a respeito de alguém.
- Inveja: Desejar a vida de outra pessoa.
- Luxúria: Perder o controle dos instintos sexuais.
- Ira: Perder o controle de si mesmo, agredindo quem está em volta.
- Preguiça: Falta de vontade para trabalhar, estudar, viver.
- Avareza: Desejo descontrolado por bens materiais.
- Gula: Descontrole dos instintos de sobrevivência, especialmente sobre comida.
- Orgulho: Vontade de impor sua opinião acima de todas as outras, falta de vontade de negociar.
- Calúnia Cega: Criar fantasias maliciosas a respeito de alguém induzido por uma amante.
- Inveja Cega: Desejar a vida de outra pessoa induzido por uma amante.
- Luxúria Cega: Perder o controle dos instintos sexuais induzido por uma amante.
- Ira Cega: Perder o controle de si mesmo, agredindo quem está em volta induzido por uma amante.
- Preguiça Surda: Falta de vontade para trabalhar, estudar, viver induzido por um amigo.
- Avareza Surda: Desejo descontrolado por bens materiais induzido por um amigo.
- Gula Surda: Descontrole dos instintos de sobrevivência, especialmente sobre comida induzido por um amigo.
- Orgulho Surdo: Vontade de impor sua opinião acima de todas as outras, falta de vontade de negociar induzido por um amigo.
domingo, 20 de maio de 2012
Aniversário
Ontem foi o aniversário das minhas tias : Neusa e Lourdes. Espero que seja mais um entre muitos aniversários, cheios de felicidade e alegria!
sexta-feira, 18 de maio de 2012
Greve
Ontem a UFRPE iniciou uma greve muito difícil, pois o governo está interessado na grandiosidade da Copa do Mundo e não está se importando com a educação. Acho difícil que Dilma reveja o plano de carreira docente ou conceda aumento maior que 5%.
sábado, 12 de maio de 2012
Deus Verdadeiro x Deus Falso
Talismans
Language: EnglishGod's is the Orient1! God's is the Occident2! Northern and southern lands repose in the peace of His hands. He, the only judge, desires for everyone what is right. Of each of his hundred names, let this one be highly praised! Amen. My errors bewilder me, yet You know how to disentangle me from my confusion. When I walk, when I write poetry, show me the right path! Even though I ponder and meditate earthly things, it stands me in higher stead. The spirit that is not dispersed with the dust, presses aloft, forced back into itself. In breathing there are two Graces: drawing in the air and exhaling it; One constrains and the other refreshes; So wondrously is Life mixed. You thank God when He presses you and thank Him when he once again releases you.
Neste poema de Goethe (musicado por Schumann) temos o autor dizendo que Deus está no oriente e no ocidente. Tal fato é verdade, mas apenas para o Deus Verdadeiro que vive na forma divina. A forma divina é formada por um corpo de luz gigante ligado a corpos humanos comuns, garantindo a onisciência divina (um Deus morre sem sentir a morte, de forma plácida e tranquila - e lembrando de tudo o que aconteceu durante a vida).
Uma única alma está na forma divina. Suas diferentes pessoas são lembradas em todos os países: Alemanha (Odin, Fricka, Thor), Grécia (Caos,Cronos, Vulcano, Vênus), Brasil (Tupã), Índia (Ishvara), Arábia (Alá), Pérsia (Zoroastro). Todos são pessoas de um único Deus verdadeiro. No Cristianismo chamamos essas pessoas pelo nome genérico de Espírito Santo (isso explica o motivo pelo qual os crimes contra o Espírito Santo serem tão graves). Sendo as pessoas que lideram o mundo cristão: Javé (o Pai) e Jesus (o Filho).
No entanto, existem Deuses falsos! Por exemplo, Zeus, Hera, Ceres, Urano, Gaia, Erda, Osíris, Ísis. Essas almas nunca atingiram a forma divina e também nunca ocuparam cargo de comando no mundo.
Só uma alma comanda o planeta, espero que ela encarne e fique entre nós de uma vez por todas!
quinta-feira, 10 de maio de 2012
Correção da Primeira V.A. de Física 12
Terminei de corrigir a primeira V.A. de Física 12. Espero que os alunos aceitem a correção, pois tive muito trabalho durante a correção!
quarta-feira, 9 de maio de 2012
Vasco e Lanus
Agora o Vasco está empatando e se classificando para a próxima fase. Espero que continue assim!
Assinar:
Postagens (Atom)