sábado, 14 de maio de 2011

Música I (Mundos Imaginários)

Usando minha imaginação pensei em um mundo onde a música estivesse organizada de uma maneira diferente da música deste mundo. Para isso considerei que a música estivesse dividida em cinco grandes partes:
  1. Contraponto musical
  2. Harmonia musical
  3. Forma musical
  4. Montagem musical
  5. Acústica musical
O Contraponto musical, na minha imaginação, seria dividido em doze partes menores:
  1. Fazer melodia
  2. De fazer melodia
  3. Ré fazer melodia
  4. Ah fazer melodia
  5. Coral do contraponto musical
  6. Canônico do contraponto musical
  7. Baixo do contraponto musical
  8. Fuga do contraponto musical
  9. Linha do contraponto musical
  10. Área do contraponto musical
  11. Volume do contraponto musical
  12. Conteúdo do contraponto  musical
Fazer melodia seria dividido em doze áreas menores:
  1. Fazer melodia inicial
  2. De fazer melodia inicial
  3. Refazer melodia inicial
  4. Ah fazer melodia inicial
  5. Melodia sonora
  6. Melodia barulhenta
  7. Melodia de espalhamento de som
  8. Melodia ruidosa
  9. Melodia passada
  10. Melodia futura
  11. Melodia presente
  12. Melodia ausente
1) Fazer melodia incial: a melodia inicial será dada por uma melodia cujo peso maior é dado pela nota que inicia a escala que estamos usando para compor a música. Por exemplo, se a escala é Dó Maior (Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si), teremos que a melodia inicial será aquela cujo peso estará em Dó.
Exemplos:
  • Dó Dó Ré (o Dó é repetido mais vezes que o Ré)
  • Dó Mi Dó Ré Dó Fá (o Dó é repetido mais vezes que o Mi e o Fá)
  • Dó Mi Dó Mi (Apesar do empate entre Dó e Mi, o Dó inicia a melodia)
  • Dó Ré Mi Fá (o Dó inicia a melodia)
2) Fazer melodia parada=fazer melodia inicial+fazer melodia virada: a melodia parada será aquela que terá o melhor encaixe com a melodia inicial. Imaginando que as notas da escala encaixam por quintas justas ascendentes (o intervalo mais sonoro depois da oitava, segundo a série harmônica); a melodia inicial será aquela que terá maior peso em Sol.
Exemplos:
  • Sol Sol Lá
  • Sol Lá Sol Si Sol Dó
  • Sol Dó Sol Dó (apesar de Sol e Dó empatarem, a melodia inicia em Sol)
3) Fazer melodia virada: será a melodia que melhor encaixa com a melodia parada, portanto será a melodia com peso em Ré (quinta justa de Sol).
Exemplos:
  • Ré Mi Ré Fá
  • Ré Ré Fá
  • Ré Mi Ré Mi
4) Fazer melodia terrível: será a melodia que mais desencaixa com a melodia inicial, pela sequência de quintas justas: Dó Sol Ré Lá Mi Si; será a melodia com peso em Si.
Exemplos:
  • Si Dó Si Ré
  • Si Si Dó
  • Si Ré Si Ré
5) Fazer melodia segura=fazer melodia terrível+fazer melodia média: será a melodia que melhor encaixa com a melodia terrível. Na sequência ascendente teríamos Fá#, mas dentro da escala diatônica temos o Mi como uma quinta justa descendente. Portanto a melodia segura na escala diatônica de Dó Maior será dada pelo melodia com peso em Mi.
Exemplos:
  • Mi Fá Mi Fá
  • Mi Mi Sol
  • Mi Fá Sol Lá
  • Mi Sol Mi Si Mi Lá
6)Fazer melodia média: será a melodia que melhor encaixa com a melodia segura. Como a quinta justa ascendente de Mi é Si, que já é o centro da melodia terrível, nós devemos escolher a melodia cujo peso está em Lá, quinta justa descendente.
Exemplos:
  • Lá Sol Sol Lá
  • Lá Dó Lá Ré Lá Mi
  • Lá Lá Si Dó
7)Melodia sonora: será a melodia formada por uma sequencia de melodias que tem o maior encaixe possível.
Exemplos:
  • Dó Mi Dó Mi | Sol Lá Si| Ré Fá Ré Sol (seguem melodias com peso em Dó, Sol e Ré)
  • Sol Lá Sol Si| Ré Fá Ré Mi| Lá Dó Dó Lá (seguem melodias com peso em Sol, Ré e Lá)
  • Lá Dó Lá Ré| Mi Fá Sol Lá| Si Dó Si Dó (seguem melodias com peso em Lá,Mi e Si)
8) Melodia barulhenta: será a melodia formada por uma sequencia de melodias que tem o pior encaixe possível.
  • Dó Sol Dó Ré| Si Dó Si Ré| Dó Sol Dó Lá (pesos em Dó, Si e Dó)
  • Ré Mi Ré Fá| Si Dó Si Ré| Dó Mi Dó Fá (pesos em Ré, Si e Dó)
  • Lá Si Lá Dó| Dó Mi Fá|Si Dó Ré (pesos em Lá, Dó,Si)
9)Melodia de espalhamento de som: será a melodia feita por uma sequencia de melodias de encaixe mediano.
Exemplos:
  • Dó Mi Dó Mi| Ré Fá Ré Fá (pesos em Dó e Ré)
  • Sol Lá Si Dó| Ré Mi Fá Sol (pesos em Sol e Lá)
  • Fá Sol Fá Lá| Sol Lá Sol Si (pesos em Fá e Sol)
10) Melodia ruidosa: será a melodia com um desencaixe mediano.
Exemplos:
  • Dó Ré Mi|Lá Sol Lá Si (pesos em Dó e Lá)
  • Sol Lá Si| Mi Fá Mi Sol (pesos em Sol e Mi)
11) Melodia passada: será a melodia formada por uma (ou várias) melodia inicial e uma melodia (ou várias) parada.
Exemplo:
  • Dó Ré Mi| Sol Lá Si
  • Dó Mi Dó Sol| Sol Si Sol Si
12) Melodia futura: será a melodia formada por uma (ou várias) melodia teríveis e uma (ou várias) melodias seguras.
Exemplo:
  • Si Dó Si Ré| Mi Fá Mi Sol
  • Si Dó Ré| Mi Fá Sol
13) Melodia presente: será a melodia formada por uma (ou várias) melodias viradas.
Exemplo:
  • Ré Fá Ré Sol
  • Ré Mi Ré Fá|Ré Ré Ré Fá
14) Melodia ausente: será a melodia formada por uma (ou várias) melodias médias.
  • Lá Si Lá Si
  • Lá Si Dó|Lá Ré Lá Dó
Dessa forma vimos as doze maneiras básicas de construir uma melodia neste mundo imaginário da música. A maneira de compor do mundo real é bem diferente, sendo esta tentativa um mundo imaginário onde a música seria composta utilizando essas regras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário