Usando minha imaginação pensei em um mundo onde a música estivesse organizada de uma maneira diferente da música deste mundo. Para isso considerei que a música estivesse dividida em cinco grandes partes:
- Contraponto musical
- Harmonia musical
- Forma musical
- Montagem musical
- Acústica musical
O Contraponto musical, na minha imaginação, seria dividido em doze partes menores:
- Fazer melodia
- De fazer melodia
- Ré fazer melodia
- Ah fazer melodia
- Coral do contraponto musical
- Canônico do contraponto musical
- Baixo do contraponto musical
- Fuga do contraponto musical
- Linha do contraponto musical
- Área do contraponto musical
- Volume do contraponto musical
- Conteúdo do contraponto musical
Fazer melodia seria dividido em doze áreas menores:
- Fazer melodia inicial
- De fazer melodia inicial
- Refazer melodia inicial
- Ah fazer melodia inicial
- Melodia sonora
- Melodia barulhenta
- Melodia de espalhamento de som
- Melodia ruidosa
- Melodia passada
- Melodia futura
- Melodia presente
- Melodia ausente
1) Fazer melodia incial: a melodia inicial será dada por uma melodia cujo peso maior é dado pela nota que inicia a escala que estamos usando para compor a música. Por exemplo, se a escala é Dó Maior (Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si), teremos que a melodia inicial será aquela cujo peso estará em Dó.
Exemplos:
- Dó Dó Ré (o Dó é repetido mais vezes que o Ré)
- Dó Mi Dó Ré Dó Fá (o Dó é repetido mais vezes que o Mi e o Fá)
- Dó Mi Dó Mi (Apesar do empate entre Dó e Mi, o Dó inicia a melodia)
- Dó Ré Mi Fá (o Dó inicia a melodia)
2) Fazer melodia parada=fazer melodia inicial+fazer melodia virada: a melodia parada será aquela que terá o melhor encaixe com a melodia inicial. Imaginando que as notas da escala encaixam por quintas justas ascendentes (o intervalo mais sonoro depois da oitava, segundo a série harmônica); a melodia inicial será aquela que terá maior peso em Sol.
Exemplos:
- Sol Sol Lá
- Sol Lá Sol Si Sol Dó
- Sol Dó Sol Dó (apesar de Sol e Dó empatarem, a melodia inicia em Sol)
3) Fazer melodia virada: será a melodia que melhor encaixa com a melodia parada, portanto será a melodia com peso em Ré (quinta justa de Sol).
Exemplos:
- Ré Mi Ré Fá
- Ré Ré Fá
- Ré Mi Ré Mi
4) Fazer melodia terrível: será a melodia que mais desencaixa com a melodia inicial, pela sequência de quintas justas: Dó Sol Ré Lá Mi Si; será a melodia com peso em Si.
Exemplos:
- Si Dó Si Ré
- Si Si Dó
- Si Ré Si Ré
5) Fazer melodia segura=fazer melodia terrível+fazer melodia média: será a melodia que melhor encaixa com a melodia terrível. Na sequência ascendente teríamos Fá#, mas dentro da escala diatônica temos o Mi como uma quinta justa descendente. Portanto a melodia segura na escala diatônica de Dó Maior será dada pelo melodia com peso em Mi.
Exemplos:
- Mi Fá Mi Fá
- Mi Mi Sol
- Mi Fá Sol Lá
- Mi Sol Mi Si Mi Lá
6)Fazer melodia média: será a melodia que melhor encaixa com a melodia segura. Como a quinta justa ascendente de Mi é Si, que já é o centro da melodia terrível, nós devemos escolher a melodia cujo peso está em Lá, quinta justa descendente.
Exemplos:
- Lá Sol Sol Lá
- Lá Dó Lá Ré Lá Mi
- Lá Lá Si Dó
7)Melodia sonora: será a melodia formada por uma sequencia de melodias que tem o maior encaixe possível.
Exemplos:
- Dó Mi Dó Mi | Sol Lá Si| Ré Fá Ré Sol (seguem melodias com peso em Dó, Sol e Ré)
- Sol Lá Sol Si| Ré Fá Ré Mi| Lá Dó Dó Lá (seguem melodias com peso em Sol, Ré e Lá)
- Lá Dó Lá Ré| Mi Fá Sol Lá| Si Dó Si Dó (seguem melodias com peso em Lá,Mi e Si)
8) Melodia barulhenta: será a melodia formada por uma sequencia de melodias que tem o pior encaixe possível.
- Dó Sol Dó Ré| Si Dó Si Ré| Dó Sol Dó Lá (pesos em Dó, Si e Dó)
- Ré Mi Ré Fá| Si Dó Si Ré| Dó Mi Dó Fá (pesos em Ré, Si e Dó)
- Lá Si Lá Dó| Dó Mi Fá|Si Dó Ré (pesos em Lá, Dó,Si)
9)Melodia de espalhamento de som: será a melodia feita por uma sequencia de melodias de encaixe mediano.
Exemplos:
- Dó Mi Dó Mi| Ré Fá Ré Fá (pesos em Dó e Ré)
- Sol Lá Si Dó| Ré Mi Fá Sol (pesos em Sol e Lá)
- Fá Sol Fá Lá| Sol Lá Sol Si (pesos em Fá e Sol)
10) Melodia ruidosa: será a melodia com um desencaixe mediano.
Exemplos:
- Dó Ré Mi|Lá Sol Lá Si (pesos em Dó e Lá)
- Sol Lá Si| Mi Fá Mi Sol (pesos em Sol e Mi)
11) Melodia passada: será a melodia formada por uma (ou várias) melodia inicial e uma melodia (ou várias) parada.
Exemplo:
- Dó Ré Mi| Sol Lá Si
- Dó Mi Dó Sol| Sol Si Sol Si
12) Melodia futura: será a melodia formada por uma (ou várias) melodia teríveis e uma (ou várias) melodias seguras.
Exemplo:
- Si Dó Si Ré| Mi Fá Mi Sol
13) Melodia presente: será a melodia formada por uma (ou várias) melodias viradas.
Exemplo:
- Ré Fá Ré Sol
- Ré Mi Ré Fá|Ré Ré Ré Fá
14) Melodia ausente: será a melodia formada por uma (ou várias) melodias médias.
- Lá Si Lá Si
- Lá Si Dó|Lá Ré Lá Dó
Dessa forma vimos as doze maneiras básicas de construir uma melodia neste mundo imaginário da música. A maneira de compor do mundo real é bem diferente, sendo esta tentativa um mundo imaginário onde a música seria composta utilizando essas regras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário