domingo, 20 de agosto de 2023

Lei Zero da Termodinâmica

 Olá pessoal, tudo bem?

Aqui vamos falar um pouco da Lei Zero da Termodinâmica. Na Termodinâmica, nos concentramos nas trocas de energia, sem envolver necessariamente movimento visível, mudança de posição. Lógico que podemos ter atrito envolvido e mudança de posição, mas podemos ter trocas de calor devido à radiação térmica. Toda vez que um corpo emite calor, associamos isso a uma quantidade chamada temperatura. Sendo calor, uma forma de energia, dizemos que corpos quentes (temperaturas elevadas) emitem calor e corpos frios (temperaturas baixas) absorvem calor. Se dois corpos estão com a mesma temperatura, eles cessam de trocar energia, na forma de calor. Eles estão em equilíbrio térmico.

A Lei Zero da Termodinâmica nos diz que esse conceito de temperatura se comporta como um número e podemos comparar a temperatura de um corpo com a de outro objeto padrão, o termômetro. É uma lei tão fundamental, que recebeu o número zero.

A Lei diz que se um corpo A está em equilíbrio com B e B está em equilíbrio com C, A e C estão em equilíbrio térmico. Assim, podemos comparar as temperaturas dos corpos e construir termômetros com suas escalas.

No caso de sólidos, temos uma representação dada pelas equações para dilatações térmicas dos corpos. Assim, podemos entender variações de temperatura como variações nas dimensões dos corpos.

Já no caso dos gases, a Lei Zero é representada pela Lei dos Gases Ideais, que diz que a temperatura é proporcional ao produto da pressão pelo volume. Assim, a temperatura absoluta é devido ao aumento da pressão do gás, ou do aumento das dimensões do recipiente do gás.

Além disso, temos as conhecidas fórmulas para mudanças entre as escalas Celsius, Fahrenheit e Kelvin.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário