quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Tonalidade Completa

A escala cromática maior é formado através de uma sequência de acordes perfeitos, começando com Fá maior

Fá Lá Dó
Dó Mi Sol
Sol Si Ré
Ré Fá# Lá
Lá Dó# Mi
Mi Sol# Si
Si Ré# Fá#
Fá# Lá# Dó#
Dó# Mi# Sol#

No acorde de Dó# maior, temos um choque enarmônico o acorde de Fá maior: Mi#=Fá. E a escala acaba sendo formada por: Dó Dó# Ré Ré# Mi Fá Fá# Sol Sol# Lá Lá# Si

Note que o acorde de Ré maior introduz uma nota muito próximo da nota problemática Fá , a que chocou com Mi#: Fá#. A diferença é a menor possível: uma primeira aumentada. Já que não temos a primeira diminuta Fáb. Os três acordes: Fá maior, Dó maior e Sol maior delimitam a tonalidade completa, ou seja, a escala diatônica:

Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si

Algumas considerações

Fá, Dó e Sol são fundamentais dos acordes geradores, e portanto são os graus tonais. Lá Mi e Si são terças maiores nos acordes de Fá, Dó e Sol, e formam os graus modais. Já que a terça aparece no acorde perfeito de duas maneiras: terça maior (Dó Mi) e terça menor (Mi Sol)

A escala diatônica é de longe a mais utilizada no ocidente! Na China, temos o uso intenso da escala pentatônica, que é uma tonalidade restrita que usa a quinta justa como acorde perfeito.

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