sábado, 12 de outubro de 2013

Mais sobre a escala cromática

A escala cromática apresentada anteriormente está diferente da escala cromática atual, pois faltam o Sol# e o Ré #. A correção é feita adicionando acordes até chegar em Dó# maior:

Fá Lá Dó
Dó Mi Sol
Sol Si Ré
Ré Fá# Lá
Lá Dó# Mi
Mi Sol# Si
Si Ré# Fá#
Fá# Lá# Dó#
Dó# Mi# Sol#

Agora a escala cromática está correta:

Dó Dó# Ré Ré# Mi Fá Fá# Sol Sol# Lá Lá# Si

A escala inicia em Dó, pois Fá bambeou devido ao Mi# do acorde de Dó# maior
Temos algumas alternativas

1) Escala Diatônica Completa
Basta Parar no acorde que introduz Fá#, que fica meio-tom acima de Fá, nota que iniciou a construção da escala.
Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si, eliminando acordes a partir de Ré maior

2) Escala Diatônica Restrita

Basta Considerar o acorde de Dó, Sol, Fá, juntos ou separados

Dó Mi Sol

3) Escala Diatônica Ampliada

Basta considerar acordes além de Fá, Dó, Sol, como por exemplo Ré maior e Lá Maior

Dó Dó# Ré Mi Fá Fá# Sol Lá Si

As escalas podem ser fundidas melodicamente ou harmonicamente, ou melodicamente e harmonicamente ao mesmo tempo. Mas continuo em outro post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário