domingo, 20 de agosto de 2023

Lei Zero da Termodinâmica

 Olá pessoal, tudo bem?

Aqui vamos falar um pouco da Lei Zero da Termodinâmica. Na Termodinâmica, nos concentramos nas trocas de energia, sem envolver necessariamente movimento visível, mudança de posição. Lógico que podemos ter atrito envolvido e mudança de posição, mas podemos ter trocas de calor devido à radiação térmica. Toda vez que um corpo emite calor, associamos isso a uma quantidade chamada temperatura. Sendo calor, uma forma de energia, dizemos que corpos quentes (temperaturas elevadas) emitem calor e corpos frios (temperaturas baixas) absorvem calor. Se dois corpos estão com a mesma temperatura, eles cessam de trocar energia, na forma de calor. Eles estão em equilíbrio térmico.

A Lei Zero da Termodinâmica nos diz que esse conceito de temperatura se comporta como um número e podemos comparar a temperatura de um corpo com a de outro objeto padrão, o termômetro. É uma lei tão fundamental, que recebeu o número zero.

A Lei diz que se um corpo A está em equilíbrio com B e B está em equilíbrio com C, A e C estão em equilíbrio térmico. Assim, podemos comparar as temperaturas dos corpos e construir termômetros com suas escalas.

No caso de sólidos, temos uma representação dada pelas equações para dilatações térmicas dos corpos. Assim, podemos entender variações de temperatura como variações nas dimensões dos corpos.

Já no caso dos gases, a Lei Zero é representada pela Lei dos Gases Ideais, que diz que a temperatura é proporcional ao produto da pressão pelo volume. Assim, a temperatura absoluta é devido ao aumento da pressão do gás, ou do aumento das dimensões do recipiente do gás.

Além disso, temos as conhecidas fórmulas para mudanças entre as escalas Celsius, Fahrenheit e Kelvin.

Até mais!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Baterias de estado sólido ficam melhores usando vários metais

Baterias de estado sólido ficam melhores usando vários metais: "Com nossa nova abordagem para baterias de estado sólido, você não precisa abrir mão da economia para obter desempenho."

Campo Harmônico

 Olá pessoal, tudo bem?


Eu considero campo harmônico como a base da escala de Dó maior. Através de um princípio, que é o acorde de Dó Maior, podemos construir a escala e o campo harmônico. Lembrando que isso já foi feito por Rameau.


Partimos do acorde de Dó Maior, vamos sustentá-lo através do acorde de Fá Maior, já que Fá Maior tem como última nota Dó:

    Sol

    Mi

    Dó


Não podemos parar por aqui, pois não apareceu uma dissonância forte ainda (um cluster). Continuamos com o acorde de Sol Maior, já que Sol é a última nota do acorde de Dó Maior:

    Sol    Ré

    Mi    Si

    Dó    Sol


Agora, devemos parar...A nota Ré fica entre Dó e Mi e já permite um cluster:

Mi


O que é uma dissonância muito forte, devemos parar.


Agora é colocar as notas em ordem:


Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si


Chegamos na escala de Dó Maior.


O campo harmônico é a sequência dos acordes:

Sol    Lá    Si    Dó    Ré    Mi    Fá

Mi    Fá    Sol    Lá    Si    Dó    Ré

    Ré    Mi    Fá    Sol    Lá    Si


Até mais, pessoal!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

sábado, 14 de janeiro de 2023