segunda-feira, 29 de julho de 2013

Processo industrial produz hidrogênio com luz solar

Processo industrial produz hidrogênio com luz solar: O hidrogênio é um combustível limpo, mas seu processo de produção ainda usa combustível fóssil e muita energia.

NASA estuda conceitos avançados de propulsão espacial

NASA estuda conceitos avançados de propulsão espacial: Os limites da propulsão química são bem conhecidos, sendo uma tecnologia incapaz de nos levar além das vizinhanças da Terra.

Caneta magnética interage com smartphones e tablets a distância

Caneta magnética interage com smartphones e tablets a distância: A caneta magnética não precisa nem tocar nos smartphones e tablets para permitir uma nova forma de interação.

Brasileiros desenvolvem robôs que entendem emoções

Brasileiros desenvolvem robôs que entendem emoções: Eles pretendem participar de um esforço mundial para criar uma nova geração de máquinas capazes de auxiliar os seres humanos em suas tarefas diárias.

Está pronto o primeiro BIOS para computadores quânticos

Está pronto o primeiro BIOS para computadores quânticos: É o programa de baixo nível que coordena o hardware e permite que os aplicativos rodem sem se preocupar em como funciona a memória ou o disco rígido.

NASA mostra interior de sua nova cápsula espacial

NASA mostra interior de sua nova cápsula espacial: Dois astronautas da NASA fizeram as primeiras avaliações de um protótipo da nave espacial CST-100.

Qual é a menor coisa que existe no Universo?

Qual é a menor coisa que existe no Universo?: A permanente busca da ciência pelas menores coisas possíveis permanece aflitivamente incompleta.

Onda que nunca se quebra vai melhorar navios e parques aquáticos

Onda que nunca se quebra vai melhorar navios e parques aquáticos

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Sonatas de Scarlatti

Nessa postagem, eu estou disponibilizando algumas sonatas de Scarlatti com o cravista Roberto de Regina, que construiu o próprio cravo. Scarlatti no cravo é mais emocionante que no piano, pois podemos sentir o colorido que as suas inovações melódicas e harmônicas provocam no ouvido. Grande gravação.


BAIXE AQUI

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Noivado x Casamento

Eu e Poliana começamos as conversas com Padre Miguel. Ele pediu o batistério para fazermos o curso de noivos na matriz da Penha, no centro de Serra Talhada. Ele disse que o casamento pode ser bem simples, somente a noiva, noivo e familiares mais próximos. Sem vestido de noiva e festa!

Está pronto o primeiro BIOS para computadores quânticos

Está pronto o primeiro BIOS para computadores quânticos: É o programa de baixo nível que coordena o hardware e permite que os aplicativos rodem sem se preocupar em como funciona a memória ou o disco rígido.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Grafeno poderá tornar internet 100 vezes mais rápida

Grafeno poderá tornar internet 100 vezes mais rápida: Quanto mais rápidos forem os disparos de luz, maior será a velocidade de transmissão da informação.

Rússia começa a construir usinas nucleares flutuantes

Rússia começa a construir usinas nucleares flutuantes: Mesmo gerando muita energia, a embarcação não terá propulsão própria, significando que ela não poderá se deslocar em situações de emergência.

Câmera sem lente captura imagem no tempo

Câmera sem lente captura imagem no tempo

Computador mais barato do mundo poderá ter fábrica no Brasil

Computador mais barato do mundo poderá ter fábrica no Brasil: O Raspberry Pi, o computador mais barato do mundo, poderá ser fabricado no Brasil para baratear o preço do produto no país.

Aviões descartáveis serão os próximos caçadores de tempestades

Aviões descartáveis serão os próximos caçadores de tempestades: Mas como poderão veículos de apenas 15 centímetros enfrentar tempestades que destroem veículos muito maiores?

Cosmologista defende que Universo não está se expandindo

Cosmologista defende que Universo não está se expandindo: A proposta muda quase tudo na interpretação da Teoria do Big Bang.

Descoberta nova forma de carbono

Descoberta nova forma de carbono: Indo além do grafite e do diamante, as duas últimas descobertas relativas ao carbono ganharam o Prêmio Nobel.

Levitação com ondas de som movimenta objetos no ar

Levitação com ondas de som movimenta objetos no ar: Pesquisadores suíços criaram um sistema de levitação sônica que não impõe nenhuma restrição sobre o objeto a ser levitado.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Duo Grimaud e Gabetta

Este CD apresenta um grande encontro entre a violoncelista argentina Sol Gabetta e a pianista francesa Hélène Grimaud. O resultado é de uma intensidade musical singular. Elas conseguem encontrar harmonia e encanto em um crescente de obras intimistas para violoncelo e piano. Desde da harmonia densa germânica de Schumann e Brahms até o refinamento de Debussy, e ainda o clima sombrio de Shostakovich. Um grande disco.

Robert Schumann (1810-1856)

Drei Fantasiestücke op. 73

1. Zart und mit Audsdruck  3:13
2. Lebhaft, leicht 3:13
3. Rasch und mit Feuer 3:53

Johannes Brahms (1833-1897)

Sonata para piano e Violoncelo Nº 1 em Mi Menor op. 38
4. Allegro non troppo 14:27
5. Allegretto quasi Meneutto - Trio 5:26
6. Allegro 6:22

Claude Debussy (1862-1918)

7. Prologue. Lent, sostenuto e molto risoluto 4:36
8. Sérènade. Modérément animé 3:13
9. Final. Animé, léger et nerveux 3:40

Dimitri Shostakovich (1906-1975)

10. Allegro non troppo 11:56
11. Allegro 2:50
12. Largo 8:21
13. Allegro 3:58

Hélène Grimaud piano
Sol Gabetta violoncelo

Deustche Grammophone 2012

BAIXE AQUI

quinta-feira, 18 de julho de 2013

G. P. Telemann (1681-1767): Water Music / Alster Overture

G. P. Telemann (1681-1767): Water Music / Alster Overture

Pierre Boulez (1925-): As Três Sonatas para Piano Formand 3 (Miroir)

Pierre Boulez (1925-): As Três Sonatas para Piano Formand 3 (Miroir)

EUA apresentam robô humanoide para atuar em emergências

EUA apresentam robô humanoide para atuar em emergências

Laser substitui furadeira e serra em cirurgia craniana

Laser substitui furadeira e serra em cirurgia craniana: O crânio poderá ser cortado com muito maior precisão, e menor risco para o paciente, usando um feixe de laser.

Computação com DNA é feita dentro de células vivas

Computação com DNA é feita dentro de células vivas: A computação biológica permitirá o desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico e tratamento de doenças.

Chip da água dessaliniza água do mar a conta-gotas

Chip da água dessaliniza água do mar a conta-gotas: A tecnologia poderá permitir a construção de equipamentos de dessalinização compactos, de baixo custo e com baixo consumo de energia.

Astrônomos eliminam inconsistência na teoria do Big Bang

Astrônomos eliminam inconsistência na teoria do Big Bang: A teoria do Big Bang agora repousa sobre bases mais firmes, garantem eles.

Maior edifício do mundo será maior que Mônaco

Maior edifício do mundo será maior que Mônaco: O gosto pelos recordes em obras civis parece acompanhar os chineses há milênios, desde a inauguração da Grande Muralha.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Noivado

O maior problema de Poliana acaba sendo com minha tia Preta, e meu tio Ednaldo. Só a distância pode curar essa mágoa, e é a distância que vai existir entre eles e ela.

domingo, 14 de julho de 2013

Noivado

Meu noivado com Poliana vai bem, mas Poliana não se acerta com minha vó Lica. As duas realmente não gostam uma da outra.

Barco solar vai transportar estudantes na Amazônia

Barco solar vai transportar estudantes na Amazônia: Além de levar estudantes para a escola, a embarcação será útil para levar suprimentos aos moradores de comunidades ribeirinhas.

Brasil desenvolve tecnologia inédita para fabricar fibra de carbono

Brasil desenvolve tecnologia inédita para fabricar fibra de carbono: A grande novidade da pesquisa brasileira é a matéria-prima usada para obter as fibras de carbono - o piche de petróleo.

Computadores quânticos já são realidade, admitem cientistas

Computadores quânticos já são realidade, admitem cientistas: Os computadores quânticos deixaram de ser uma promessa futurística e se tornaram realidade, já podendo ser comprados no mercado.

Microfoguete submarino é alimentado pela própria água do mar

Microfoguete submarino é alimentado pela própria água do mar: O combustível do micromotor é barato e benigno - ele é impulsionado pela água do mar.

Célula solar produz dois elétrons para cada fóton

Célula solar produz dois elétrons para cada fóton: Cientistas obtiveram uma eficiência na geração de energia elétrica a partir da luz solar acima dos 100%.

Impressão 3D: de ossos artificiais a casas inteiras

Impressão 3D: de ossos artificiais a casas inteiras: Edifícios inteiros poderão ser impressos com materiais otimizados que incorporem circuitos elétricos, encanamentos e sistemas de colheita de energia.

Microsoft cria tela sensível ao toque com feedback tátil

Microsoft cria tela sensível ao toque com feedback tátil: A empresa afirma estar tentando fazer pelo sentido do tato o que as telas coloridas fizeram pelo sentido da visão.

Robô esférico inspeciona lavouras em agricultura de precisão

Robô esférico inspeciona lavouras em agricultura de precisão: O robô rolante poderá ser equipado com qualquer tipo de sensor, ajudando nas técnicas mais modernas de agricultura.

Painéis solares ganham cores para embelezar edifícios

Painéis solares ganham cores para embelezar edifícios: A adoção de painéis solares nos edifícios só não tem sido maior devido a restrições estéticas.

Cogumelo faz biocélula produzir eletricidade continuamente

Cogumelo faz biocélula produzir eletricidade continuamente: O cogumelo libera um biocatalisador que faz a célula a combustível funcionar sem paradas para reabastecimento.

Relógio atômico a laser pode redefinir o tempo

Relógio atômico a laser pode redefinir o tempo: Um relógio atômico óptico pode garantir que um segundo não se altere em 300 milhões de anos.

Exterminador do Futuro? Criado boneco de metal líquido

Exterminador do Futuro? Criado boneco de metal líquido

Exoplaneta é mais azul do que a Terra

Exoplaneta é mais azul do que a Terra: O telescópio espacial Hubble conseguiu observar pela primeira vez a cor de um exoplaneta.

Memória óptica 5D promete guardar dados para sempre

Memória óptica 5D promete guardar dados para sempre: Como o laser altera os átomos no vidro, um dado gravado nesta memória tem uma vida útil indeterminada.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Revisão do carro

Daqui a pouco, eu pegarei meu carro na Givel. Será a quarta revisão dele! Por enquanto, ele está com 14.600 km rodados!

terça-feira, 9 de julho de 2013

Prova

Hoje é dia da segunda parte da primeira V.A. para as disciplinas de Física 12, Física 13 e Física do Ambiente Agrícola. Na próxima semana, eu irei lecionar na outra turma de Física 13. Na quarta e na quinta!

sábado, 6 de julho de 2013

Formatura

Hoje à noite será a formatura de Eliane. Toda a sorte do mundo para essa amiga querida, casada com meu primo Marcelino.

Centenas de microrrobôs entram no corpo para fazer biópsia

Centenas de microrrobôs entram no corpo para fazer biópsia: Estamos a um passo da realização do sonho de procedimentos cirúrgicos no estilo iViagem Fantástica/i, em que robôs entram no corpo humano para tratar doenças.

"Fervura a frio" retira água de produtos sem fervê-la

"Fervura a frio" retira água de produtos sem fervê-la

Calor mostra comportamento surpreendente em escala atômica

Calor mostra comportamento surpreendente em escala atômica: Em escala atômica, o calor se concentra e não aquece todos os lugares

Bateria é feita com madeira e sal

Bateria é feita com madeira e sal: Há tempos se busca uma alternativa mais ambientalmente amigável para as baterias.

Microfone óptico ouve com luz

Microfone óptico ouve com luz

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Nova teoria tenta simplificar Matéria Escura

Nova teoria tenta simplificar Matéria Escura: Todas as tentativas para detectar a matéria escura feitas até agora falharam. Por isso uma nova teoria vem bem a calhar.

Jantar

Em breve, irei jantar com POLIANA

Messias de Handel

O Messias de Handel é uma obra belíssima contando a história da vida de Jesus Cristo. Deixo aqui uma gravação de Helmut Rilling

BAIXE AQUI

Oregon Bach Festival Orchestra

Helmut Rilling


quinta-feira, 4 de julho de 2013

Obras para piano de Schumann

Nesta postagem estou ofertando as obras para piano de Schumann; Davidsbündelrtanze, Op.6 e Fantasiestücke, Op. 12. A primeira obra apresenta as peripécias do grupo imaginário : Companheiros de David. Um grupo imaginado por Schumann que se dedicava a combater a falsidade na música, incluindo as músicas que não buscavam a beleza, e a dramaticidade sonora. Já o Fantasiestücke representa os sentimentos contraditórios de Schumann, na época em que estava tendo um affair com uma artista da época. Antes de ser dominado pelos sentimentos relacionados à Clara Wieck. As duas obras mostram a capacidade de Schumann de adaptar a forma musical à suas vivências. A forma é determinada pelos anseios de Schumann, além disso as sonoridades mais belas e inusitadas são obtidas do piano. Uma prática comum no romantismo, pois se desejava o virtuosismo extremo nessa época.

Davidsbündlertänze (Dances of the League of David), Op. 6
  1. Lebhaft (Vivace), G major, Florestan and Eusebius;
  2. Innig (Con intimo sentimento), B minor, Eusebius;
  3. Etwas hahnbüchen (Un poco impetuoso) (1st edition), Mit Humor (Con umore) (2nd edition), G major, Florestan (Hahnbüchen, now usually hahnebüchen (also hanebüchen or hagebüchen), is an untranslatable colloquialism roughly meaning "coarse" or "clumsy." Apparently, it originally meant "made of hornbeam wood." (See the article "Hanebüchen" in the German version of Wikipedia.) Ernest Hutcheson translated it as "cockeyed" in his book The Literature of the Piano.);
  4. Ungeduldig (Con impazienza), B minor, Florestan;
  5. Einfach (Semplice), D major, Eusebius;
  6. Sehr rasch und in sich hinein (Molto vivo, con intimo fervore) (1st edition), Sehr rasch (Molto vivo) (2nd edition), D minor, Florestan;
  7. Nicht schnell mit äußerst starker Empfindung (Non presto profondamente espressivo) (1st edition), Nicht schnell (Non presto) (2nd edition), G minor, Eusebius;
  8. Frisch (Con freschezza), C minor, Florestan;
  9. No tempo indication (metronome mark of 1 crotchet = 126) (1st edition), Lebhaft (Vivace) (2nd edition), C major, Florestan;
  10. Balladenmäßig sehr rasch (Alla ballata molto vivo) (1st edition), ("Sehr" and "Molto" capitalized in 2nd edition), D minor (ends major), Florestan;
  11. Einfach (Semplice), B minor-D major, Eusebius;
  12. Mit Humor (Con umore), B minor-E minor and major, Florestan;
  13. Wild und lustig (Selvaggio e gaio), B minor and major, Florestan and Eusebius;
  14. Zart und singend (Dolce e cantando), E major, Eusebius;
  15. Frisch (Con freschezza), B major - Etwas bewegter (poco piu mosso), E major (return to opening section is optional), Florestan and Eusebius;
  16. Mit gutem Humor (Con buon umore) (in 2nd edition, "Con umore"), G major - Etwas langsamer (Un poco più lento), B minor; leading without a break into
  17. Wie aus der Ferne (Come da lontano), B major and minor (including a full reprise of No. 2), Florestan and Eusebius; and
  18. Nicht schnell (Non presto), C major, Eusebius.

Fantasiestücke, Op. 12

1. "Des Abends" ("In the Evening") in D-flat major / Sehr innig zu spielen (Play very intimately)
R. Schumann, Fantasiestücke, Op. 12, Nr. 1 - Incipit.jpgAbout this sound "Des Abends" (3:23 minutes)

Schumann, after completing the work, then gave the piece its title, which introduces the character of Eusebius, who serves as a symbolic representation of Schumann's dreamy self. He intended the imagery to be a "gentle picture of dusk."[1]

2. "Aufschwung" ("Soaring", literally "Upswing") in F minor / Sehr rasch (Very rapidly)
R. Schumann, Fantasiestücke, Op. 12, Nr. 2 - Incipit.jpgAbout this sound "Aufschwung" (3:29 minutes)

Schumann conceived of "Aufschwung" as a depiction of the character Florestan (from Beethoven's Fidelio) indulging in his desires, and as the Norton Anthology of Western Music describes "at the height of his passions."[2]

3. "Warum?" ("Why?") in D-flat major / Langsam und zart (Slowly and tenderly)
R. Schumann, Fantasiestücke, Op. 12, Nr. 3 - Incipit.jpgAbout this sound "Warum?" (1:37 minutes)

The title "Why?" was intended by Schumann to signify Eusebius's reflection on the excesses of Florestan in "Aufschwung".[2] The piece proceeds with "gentle questioning" and ends with an "inconclusive answer."[1]

4. "Grillen" ("Whims") in D-flat major / Mit Humor (With humor)
R. Schumann, Fantasiestücke, Op. 12, Nr. 4 - Incipit.jpgAbout this sound "Grillen" (3:47 minutes)

With its whimsical, quirky nature, this piece solely represents Florestan and his eccentricities.[1]

5. "In der Nacht" ("In the Night") in F minor / Mit Leidenschaft (With passion)
R. Schumann, Fantasiestücke, Op. 12, Nr. 5 - Incipit.jpgAbout this sound "In der Nacht" (4:25 minutes)

The two characters of Florestan and Eusebius (the interaction of which Schumann was attempting to represent within the Fantasiestücke) unite for the first time in this piece, which has both "passion together with nocturnal calm."[1] Schumann is said to have perceived in "In der Nacht" the story of Hero and Leander, albeit not until after writing it.

6. "Fabel" ("Fable") in C major / Langsam (Slowly)
R. Schumann, Fantasiestücke, Op. 12, Nr. 6 - Incipit.jpgAbout this sound "Fabel" (2:09 minutes)

Like the previous piece, this also juxtaposes both the passionate and dreamy side of Schumann within the same work (as opposed to representing each separately, as in the first subset). The key of C major breaks from the pattern of D-flat major/F minor established by the previous pieces. In this piece, the whimsical nature of Florestan is set against the ethereal tranquility of Eusebius, resulting in a "placid narrative together with rich veins of humor."[1]

7. "Traumes Wirren" ("Dream's Confusions") in F major / Äußerst lebhaft (Extremely lively)
R. Schumann, Fantasiestücke, Op. 12, Nr. 7 - Incipit.jpgAbout this sound "Traumes Wirren" (2:43 minutes)

The title is implicative of the struggle between the dreams and the passions within Schumann. In this piece the dreamy quality of Schumann, represented by the character of Eusebius, becomes entangled by the passions of Florestan, who symbolizes Schumann's more emotional side. Like the previous piece, this piece also departs from the established D-flat major/F minor key signature scheme, as it is written in the key of F major which is also the key of "Ende vom Lied", the next piece. The piece is rhythmically intense and a rapid pulse permeates it.[1]

8. "Ende vom Lied" ("End of the Song") in F major / Mit gutem Humor (With good humor)
R. Schumann, Fantasiestücke, Op. 12, Nr. 8 - Incipit.jpg





Murray Perahia, piano

BAIXE AQUI


About this sound "Ende vom Lied" (4:01 minutes)

Schumann described this piece as a combination of wedding bells and funeral bells. In a letter to Clara Schumann, his wife, he wrote about this last piece: "At the time, I thought: well in the end it all resolves itself into a jolly wedding. But







Sony Classical, 1973

Noivado com Poliana

Cada dia que passa o meu amor por Poliana aumenta mais e mais!

Banco

Ida ao Bradesco com Poli <3