Podemos ter doze tipos de observáveis:
- Fazer Equação Igual Física: O observável é definido através de uma equação, envolvendo vários observáveis associados a ele. Por exemplo, a posição de uma partícula em Movimento Circular é dada pela equação x^2+y^2=a^2. O observável x (componente x da posição) está relacionado com o observável y (componente y da posição).
- Fazer Inequação Desigual Física: O observável é definido por uma inequação, por exemplo, a segunda lei da termodinâmica: S_2>S_1.
- Aproximar Físico: O observável é definido por uma mera aproximação do fenômeno, por exemplo, a lei dos gases ideais: pV=nRT + ....
- Afastar Físico: Quando o observável é definido através de aproximações que deixam dúvidas quanto ao sinal das quantidades, por exemplo, a energia de um elétron com momento elevado E = (+,-)cp+...
- Química. Matemática: Muitas vezes conhecemos somente a transformação dos elementos físicos em outros através de equações de química matemática: A+B->C.
- Física Matemática: Quando tratamos da categoria da física, da aritmética da física, da análise da física, da geometria da física, da álgebra da física estamos lidando com a chamada física matemática. Isso acontece quando os elementos físicos se mantêm estáticos (sem se transformarem em outros) e temos apenas mudanças nas suas possíveis configurações.
- Química Mística: Refere-se à comunicação entre os elementos físicos.
- Física Mística: Refere-se à comunicação entre as configurações dos elementos físicos.
- Tempos de Fase: Observável formado por uma linha reta de configurações.
- Paços de Fase: Observável formado por um plano de configurações.
- Terços de Fase: Observável formado por um espaço tridimensional de configurações.
- Espaços de Fase: Observável formado por um espaço-tempo quadridimensional de configurações.